FREGUESIA COM NOVA HERÁLDICA

brasao 1200

A nova simbologia heráldica da Freguesia de Gouveia – brasão, selo e bandeira – foi ontem apresentada em sessão pública promovida pela Junta de Freguesia.

A iniciativa teve lugar no auditório do “Escola Velha”-Teatro de Gouveia e visou também assinalar os 100 anos da instituição da designação de “Freguesia” em substituição das antigas “Juntas de paróquia”.

A noite, bem especial, começou com uma notável prestação do grupo de teatro gouveense que apresentou/representou um quadro teatral alusivo à efeméride que se estava a celebrar, com expressão na forte ligação histórica de Gouveia à consolidação da causa republicana.

Seguiu-se uma elucidativa palestra sobre «A freguesia como divisão administrativa em Portugal – um esboço histórico», proferida pelo Dr. Diogo Figueiredo Ferreira, que nos transmitiu um alargado e bem sustentado enquadramento, em cada época ou tempo, das muitas especificidades da mais pequena unidade territorial e administrativa, fosse da “Paróquia” ou da “Freguesia”.

brasao 450Por fim, terminou-se com a apresentação da nova heráldica da Freguesia, incumbência cumprida pelo Presidente da Junta, que – com recurso à projecção de dispositivos – contextualizou, explicou e justificou todo um longo processo que levou à aprovação da nova simbologia.

Uma palavra final para o número significativo de assistentes, que encheu por completo o auditório, com referência especial para o grande número de antigos autarcas das agregadas Freguesias de S. Pedro e S. Julião.

Luís Gil Barreiros, Presidente da Assembleia Municipal de Gouveia, João Prata, Presidente da Junta de Freguesia da Guarda mas na qualidade de Coordenador Distrital da ANAFRE e Joaquina Melo, Presidente da Assembleia de Freguesia de Gouveia foram as personalidades que presidiram a esta sessão, em representação de todo o nosso universo autárquico.

Fotos

 

Tópicos: Gouveia, Freguesia de Gouveia, Brasão, 100 Anos de freguesias

Imprimir Email